top of page
Foto do escritorDrª Mariângela de Castro

EMPRESÁRIO, AUMENTE A LUCRATIVIDADE REDUZINDO TRIBUTOS



Em nosso segundo artigo da série "Aumente sua lucratividade, reduzindo o impacto da folha de pagamento e a carga tributária", trago dicas para o empresário reduzir o impacto da carga tributária.


Para ter esta redução, é possível adotar algumas estratégias, tais como:


PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO


O planejamento tributário consiste em analisar e escolher a melhor forma de tributação para a empresa, considerando sua atividade, faturamento, regime jurídico, entre outros aspectos. Dessa forma, é possível escolher a maneira mais vantajosa e reduzir os custos com impostos.


Grande exemplo da eficiência do planejamento tributário é o caso da empresa Lacta e seu famoso produto Sonho de Valsa. Isso porque com a mudança de categoria de bombom para wafer, ele entrou em uma nova classificação na Tabela de incidência de IPI (TIPI).


Com o Sonho de Valsa sendo considerado chocolate, sua alíquota de tributação era de 5% de IPI. Na nova classificação, a alíquota de tributação foi de 0% de IPI. Veja como uma estratégia legal, elaborada com o auxílio de um planejamento tributário, aumentou a lucratividade e reduziu o impacto tributário.


APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS


O aproveitamento de crédito tributário é um procedimento que permite a compensação de tributos pagos a mais ou indevidamente por uma empresa. Sendo assim, é possível utilizar esses créditos para abater outros tributos a serem pagos.


Para realizar o aproveitamento de crédito tributário, é necessário seguir alguns passos:


  1. Identificação dos créditos - Levantamento dos tributos pagos a mais ou indevidamente;

  2. Verificação da possibilidade de compensação - É preciso verificar as normas legais aplicáveis e as regras específicas, para identificar os tributos aplicáveis;

  3. Preparação da documentação - Levantamento de documentos como comprovantes de pagamento dos tributos, extratos bancários, declarações e outros documentos que comprovem os créditos a serem compensados;

  4. Solicitação da compensação - Após a documentação ser preparada, deve-se formalizar o pedido de compensação junto ao órgão responsável pelo recebimento dos tributos;

  5. Acompanhamento do processo - É importante acompanhar o andamento do processo de compensação, verificando se os créditos foram devidamente aproveitados e se há saldo remanescente para novas compensações.


Vale ressaltar que as sugestões que apresento são procedimentos os quais demandam cautela, a fim de evitar eventuais autuações por parte das autoridades fiscais. Portanto, é fundamental contar com a assessoria de um profissional capacitado na área tributária, como uma advogada para garantir a segurança jurídica do processo. Artigo escrito com auxílio da tecnologia ChatGPT.



Aproveite para ler o artigo: ACABE COM AS SUAS FRUSTRAÇÕES AO EMPREENDER

Me siga nas redes sociais.


Advogada Mariângela de Castro

CEO e Fundadora da De Castro Advocacia

Soluções Jurídicas Inteligentes, diga-nos um problema que te apresentamos uma solução.



Comments


bottom of page